Dia Mundial do Rádio: o companheiro que nunca sai do ar
Aparelho de comunicação é o mais antigo e acessível do mundo
O Dia Mundial do Rádio, celebrado no dia 13 de fevereiro, foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), para enaltecer um dos veículos de comunicação mais antigos e acessíveis do mundo. Apesar dos avanços tecnológicos, o rádio consolidou espaço na população.
O aparelho de comunicação funciona por meio de transmissões de ondas eletromagnéticas. No entanto, até que a informação chegue ao ouvinte, existe um trabalho minucioso por detrás do aparelho de metal que ocupa espaço nos carros, casas e estabelecimentos. Por isso, continua sendo popular e de grande alcance.

Segundo o radialista David Balla, trabalhar com o rádio é satisfatório, uma vez que o meio de comunicação tem o poder de mexer com a imaginação de quem o escuta. Apesar dos avanços dos ambientes virtuais e visuais, o rádio tem se mostrado resiliente perante a imersão tecnológica em torno do mundo.
“O rádio passou décadas, gerações de tecnologia, podcast, DVDs, televisão colorida e ele continua de pé”, disse o radialista.
Além da comunicação, o rádio é um meio de inclusão, especialmente para pessoas cegas. Por ser de baixo custo e funcionar até com pilha, o aparelho é capaz de alcançar públicos em diversos lugares, como em casa, no trabalho, no carro e até no celular. Conforme David, o rádio é presente no dia a dia das pessoas.
“O rádio trabalha a imaginação, traz sonhos, momentos e mexe com sentimentos”, ressaltou Balla.
Leia também